28ª Fomento

imagem reuniões direção.jpg

O projeto Corpos-paisagens: Corpos que Atravessam os Fluxos da Cidade, contemplado pela 28ª Edição do Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo, atua a partir de estudos de dança, refletindo sobre modos de existir. 

 

Reúne desejos de jovens artistas em construir pontes entre criações em arte e cidade, num exercício contínuo de diminuir as distâncias entre o fazer da dança e as ruas, entre a arte contemporânea e a vida cotidiana e instigando o olhar para tantas manifestações culturais, ao mesmo tempo que para tantas contradições estampadas no campo social. Um projeto subsidiado por política pública pensando o espaço público. 

 

Se o que caracteriza a cidade é a sua potência e a possibilidade desta estar pulsando vida artística e cultural, como a dança contemporânea pode ser uma experiência do dia a dia e não algo à parte e protegido do que acontece no mundo? Criando corpos-paisagens porosos na malha urbana, o projeto foi idealizado para ter muitas ações: formativas, performativas e colaborativas; todas elas gratuitas e abertas a toda e qualquer pessoa. 

 

Pensar e fazer dança como uma forma de gerar políticas possíveis, pensar convivências, pensar espaço público, pensar paisagens urbanas que queremos. E vivendo a cidade e a criação artística no atual projeto, atravessado pela pandemia, que desviou o curso das ações que seriam em sua grande maioria na rua, ainda assim seguiu com a força das discussões, se não mais do que nunca, percebendo que tudo o que se vive é informado e informa a cidade e o modo de viver nela.

 

Como é perceber o espaço público em casa? Afinal, o que é doméstico também não é um microcosmo das relações sociais e políticas? A paisagem sonora e visual do entorno de cada território, de cada casa, também não nos informa que tipo de disputas de viver na cidade? E não estaríamos nós precisando de mudanças, sanitárias, sociais e políticas urgentes? 

 

Seguimos desbravando territórios, virtuais e reais para criar acerca dessas questões.

Eixo Criação

Eixo Formação

Eixo Estudo da Linguagem