Compartilhamentos de pesquisa de ‘Eu Só Não Queria Ter Uma Cabeça’

Nesta oficina, os artistas compartilham sua preparação corporal e os exercícios investigativos utilizados no processo de criação do espetáculo "Eu só queria não ter uma cabeça", contemplado pelo Proac Primeiras Obras de Dança 2015. Serão trabalhados procedimentos inspirados nos sete estados de energia de Jacques Lecoq e algumas ferramentas desenvolvidas especificamente para o processo.

 

Evento: Criação e circulação do trabalho - Edital Proac Primeiras Obras de Dança

 

Data e Local: 3 de Outubro de 2016, Centro de Referência à Dança da Cidade de São Paulo (CRDSP) - São Paulo; 19 de Setembro de 2016, no Paviartes - Campinas (UNICAMP); 30 de Setembro de 2016 no Centro de Convenções - Pirassununga; 15 de Outubro de 2016, Centro Cultural Matarazzo - Presidente Prudente; 10 de Outubro de 2016, Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda - São Carlos; 16 de Outubro de 2016, Espaço Cultural Fábrica de Sonhos, São José do Rio Preto; 

 

Ficha Técnica:

Oficineiros: André Saboya, Everton Ferreira e Iolanda Sinatra

Duração: 3 horas

Residência ’180’ - CRDSP

180 é uma intervenção em que os intérpretes vestidos de agasalhos coloridos e utilizando máscaras de grama artificial, se colocam em um local de grande fluxo de pedestres da cidade. Essas criaturas não identificáveis geram um ponto de destaque visual em meio ao cenário urbano já tão diverso e controverso, e reforçam um contraponto em relação a mobilidade dos centros urbanos, uma vez que o fazer/estar dos intérpretes não está implicado nas ações de correr, falar, vender, comprar, passar por, mas sim permanecer num único ponto realizando um giro de 180º em torno de si próprio em um período de 30 minutos. 

Materializa-se, portanto, presenças que não possuem identidade e nem função previamente compreendidas, cuja matéria orgânica e inorgânica fazem parte de uma única existência e que na sua permanência em meio a uma rua, praça ou passarela, se faz corpo-paisagem inusitado. Estas criaturas seriam pessoas, esculturas, plantas? Elas respiram, se movem, o que fazem aqui?

Nesta breve residência, o grupo MEIO propõe o compartilhamento do treinamento corporal, fará uso do figurino e materiais utilizados na intervenção enquanto laboratório da pesquisa em questão, além de compartilhar referências da criação, no intuito de experimentar com mais pessoas os fazeres desta proposição artística. No último dia de residência a intervenção ‘180’ será feita nas proximidades do Vale do Anhangabaú, integrando os intérpretes do grupo MEIO e todos os participantes da residência.

 

Evento: Residência 180

 

Data e Local: 28 a 30 de Março de 2019, Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo e Vale do Anhangabaú, sem nº - São Paulo;

 

Ficha Técnica:

Oficineiros: Carolina Canteli, Everton Ferreira e Iolanda Sinatra

Participantes do grupo na oficina: Amanda Santos e Maria Basulto

Vídeo e Foto: Lucas Reitano

Duração: 3 horas/dia

Oficina 180 - FEIA 19

‘180’ é uma ação coletiva do Grupo MEIO em que 5 bailarinos realizam um giro de 180° em torno de si mesmo por um período dilatado de tempo. Para o FEIA 19, propomos uma oficina em que serão compartilhados os materiais trabalhados nesta criação. Ao final, convidamos os inscritos da oficina a participarem da intervenção que acontecerá no mesmo dia, às 13h na entrada do Restaurante Universitário. 

 

Evento: Festival do Instituto de Artes UNICAMP - 19

 

Data e Local: Dia 24 de Setembro de 2018 na Sala AD 01, Departamento de Artes Corporais e Restaurante Universitário, UNCAIMP - Campinas;

 

Ficha Técnica:

Oficineiros: Everton Ferreira e Iolanda Sinatra

Participantes do grupo na oficina: Amanda Santos, Carolina Canteli e Maria Basulto

 

Duração: 3 horas/dia

Residência Corpos Paisagens: corpos que atravessam os fluxos da cidade 

Corpos-Paisagens: Corpos Que Atravessam os Fluxos da Cidade é uma atividade imersiva em que o grupo MEIO convida artistas e pessoas interessadas na pesquisa do trabalho 180, para partilhar procedimentos técnicos, ferramentas de criação e perguntas acerca das possibilidade de se fazer uma intervenção de dança em meio à malha urbana, provocando uma relação de contraste ao realizar uma única ação em um tempo dilatado no fluxo intenso de pessoas, carros e outras cinéticas urbanas.

O grupo compartilha seus procedimentos de prática e criação, convidando os participantes a vivenciar desde a preparação corporal e investigação do figurino-cenário proposto para o trabalho, como também estabelece um campo comum de desaceleração do corpo e mente. Os participantes fazem o reconhecimento do Largo da Batata, observando as estruturas arquitetônicas, fluxos de transeuntes e informações sonoras deste local e, ao final, participam da intervenção, somando em corpos-paisagens na performance.

 

Evento: Poéticas da Cidade, Programação do SESC PINHEIROS 

 

Data e Local: 19 a 22 de Novembro de 2019, SESC Pinheiros e Largo da Batata, São Paulo;

 

Ficha Técnica:

Oficineiros: Carolina Canteli, Everton Ferreira e Iolanda Sinatra

Participantes do grupo na oficina: Amanda Santos e Maria Basulto

Vídeo e Foto: Lucas Reitano

Duração: 3 horas/dia

Práticas da Degustação da Gravidade

A gravidade afeta todos os nossos tecidos, desde os fluidos que preenchem as nossas células e que circulam pelo corpo até os nossos órgãos internos, ossos, nervos e pele. Esses afetos são como uma rede de eventos; se alterarmos (mesmo que mentalmente ou emocionalmente) esses eventos ou a nossa relação com eles, nossa comunicação com a gravidade também se altera.

Os encontros são um convite para investigar esses eventos e afetos a partir de práticas de movimento e do Body Mind Movement. Investigaremos quais são relações possíveis entre continente (estrutura - esqueleto) e conteúdo (volume - órgãos) e como podemos criar relações impossíveis entre eles. Experimentar e degustar a gravidade ativamente, provocando novas negociações entre o corpo e a força peso.

 

Evento: Intercâmbio artístico Grupo MEIO + Nina Giovelli

 

Data e Local: 30 de Outubro e 06, 13 e 20 de Novembro de 2019, Casa Palco - São Paulo;

 

Ficha Técnica:

Oficineira: Nina Giovelli

Participantes do grupo na oficina: Amanda Santos, Carolina Canteli, Everton Ferreira e Iolanda Sinatra

Vídeo e Foto: Lucas Reitano

 

Duração: 2 horas/dia